O QUE FAZEMOS

Fazemos do museu um lugar de comunicação e da educação, o lugar da pesquisa e da ciência, o lugar da guarda, cuidado, proteção e afetos da memória. 

Propomos um museu educacional na medida em que tem linguagem se destina aos seres humanos, em todas as fases de sua vida. Um museu capaz de originar questionamentos, investigações, debates, publicações e leituras de seus próprios acervos ou repertórios. O museu que vai guardar junto de seus objetos e artefatos os mais variados significados. Todos eles trazendo consigo a materialidade da peça, a simbologia de representações e significados, e também os afetos carregados pelos objetos, seus autores, seus guardiões e seu trajeto pelo tempo e pelos espaços.

 

O Museu da Memória Negra de Petrópolis atua em um amplo leque de ações que reúne diferentes inciativas de registro, preservação e disseminação de presenças negras!

CONHEÇA NOSSAS AÇÕES

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Atividades realizadas virtualmente e presenciais com exposições, mostras colaborativas, oficinas, etc.

AÇÃO SEJA UMA MEMÓRIA NEGRA

Canais de registro, sistematização, preservação e divulgação de memórias negras. Uma ação continua e colaborativa!

PUBLICAÇÕES

Publicações organizados pelo Museu da da Memória Negra sobre diversas temáticas, metodologias e conteúdos educativos; guias de acervo; catálogos, entre outros.

EXPOSIÇÕES

Físicas ou virtuais, as exposições do Museu da Memória Negra apresentam olhares sobre diferentes temas a partir  do acervo.

PROJETOS TEMÁTICOS

Projetos especiais e temáticos voltados para a causa do Museu da Memória Negra de Petrópolis que resultam em produtos culturais, como exposições, publicações, entre outros.

LINHAS ESPIRALARES

A partir de pesquisa, documentação, entrevistas, organização de linha do tempo e desenvolvimento de produtos como centros de memória, livros, vídeos e exposições de famílias negras de Petrópolis.

PROJETOS EDUCATIVOS

Formação e capacitação, orientando, apoiando, mediando, propondo, provocando a reflexão e instigando a construção de novas percepções da história e do conhecimento. Contribuindo para a construção crítica de uma sociedade mais justa e igualitária.

MEMÓRIA ORGANIZACIONAL

Pesquisa, registro de histórias de vida, sistematização, preservação e desenvolvimento de produtos culturais de memória das organizações sociais negras da cidade de Petrópolis.

MEMÓRIA E TERRITÓRIO

Ações de articulação, pesquisa, mobilização e avaliação em territórios utilizando a Tecnologia Social da Memória.

O museu como dispositivo de trabalho, registro, preservação e disseminação das memórias e presenças negras.

UM MUSEU DE REFLEX(AÇÕES)